terça-feira, 15 de outubro de 2013

Diz não à queda de cabelo...

Uma vez que estamos no outono, época em que folhas das árvores parecem teimar em cair, tal como o nosso cabelo, trago-vos um post, para vos elucidar e tirar todas as dúvidas sobre a queda sazonal.

A queda sazonal não deve durar mais que 4 a 8 semanas.
Em período de queda é considerado “normal” perder até aproximadamente 100 cabelos por dia.

Caso o número de cabelos perdidos diariamente seja superior, poderá ocorrer a diminuição parcial ou total dos cabelos, situação esta que afeta a autoestima e a imagem da mulher/ homem.



A este episódio dá-se o nome de alopecia.

A alopecia pode ter origem em vários fatores, existindo assim vários tipos de alopecia.

A que vos vou trago hoje trata-se da alopecia difusa (deflúvio sazonal telogénico) ou o termo mais comum queda sazonal.

Em primeiro lugar e para percebermos como funciona o nosso ciclo de vida capilar, passo a descreve-lo:
Fase de crescimento
O cabelo cresce cerca de 0,3 a 0,4 mm por dia ou seja aproximadamente 1,2 cm por mês, durante um período médio de dois a cinco anos.

Fase de regressão
Após a fase de crescimento, o cabelo para de crescer e o folículo piloso retrai-se em direção à superfície. Esta fase dura duas a três semanas.

Fase de repouso
O fio de cabelo liberta-se do folículo e irá dar origem á próxima e última fase. A fase de repouso dura entre duas a seis semanas.

Fase de queda
O fio de cabelo cai e o folículo fica inoperante durante dois a quatro meses. Durante este tempo, o folículo regenera-se e volta à posição inicial onde um novo fio irá nascer dando início a uma nova fase de crescimento.

O que é a alopecia difusa?
É a perda de cabelo progressiva, que provoca grande escassez de cabelos e cuja causa é identificável (pós-parto, queda de cabelo sazonal, stress, dietas alimentares, pilula anticoncecional, menopausa ou toma de medicamentos, como anticoagulantes e medicamentos psiquiátricos).
O que provoca a queda sazonal?

O que provoca a queda sazonal?
No Verão e na Primavera, os raios de sol aumentam as hormonas que regulam o crescimento do cabelo, causando um crescimento rápido.
Este facto provoca um aceleramento do ciclo capilar e dá origem um maior número de folículos em fase telogénica (fase de queda).

Tratamentos para a queda sazonal.
Neste tipo de queda, fazer tratamento deverá ficar um pouco á consideração de cada um, pois nesta altura do ano é considerado normal perdermos um pouco mais de cabelo que o costume.

No entanto existem no mercado produtos específicos para prevenir e para tratar.

Antes de efetuar tratamento deverás certificar-te das causas da queda e no caso de haver causas associadas, estas deverão ser corrigidas.

Após certificares-te qual o motivo, o mais habitual será utilizar suplementos alimentares, shampoos ou ampolas específicas para prevenir, tratar e diminuir a queda.

A massagem é também uma ótima medida de prevenção.


Espero que tenham gostado.


Beijinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O teu comentário é importante para mim. Obrigada.